Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

:: Surgimento

 

EDICIC surge da necessidade de uma mudança no Estatuto da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y El Caribe (EDIBCIC), em 2008, no VIII Encuentro EDIBCIC, realizado na Cidade do México.

A antiga Associação surgiu como resultado de uma série de reuniões de educadores e pesquisadores de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Documentação da Iberoamérica e Caribe, convocados para estabelecer um intercâmbio de idéias, experiências e recursos, orientados a formular ações dirigidas a integração e cooperação, visando o fortalecimento das Ciências da Informação, com a finalidade de consolidar sociedades leitoras e informadas.

A Ata constitutiva foi elaborada no 'Tercer Encuentro de Educadores e Investigadores de Bibliotecología, Archivología, Ciencias de la Información y Documentación de Iberoamérica y el Caribe', realizado em San Juan, Porto Rico, em setembro de 1996, com o patrocínio da UNESCO.

EDIBCIC realizou reuniões em: Porto Rico (1993), México (1995), Porto Rico (1996), Venezuela (1998), Espanha (2000), Cuba (2002), Costa Rica (2003), Argentina (2004), Brasil (2006), México (2008).

A UNESCO considera esta Associação um fórum potencialmente útil para o aperfeiçoamento das Ciências da Informação, e acredita que ela poderá impulsionar a integração das escolas mediante a cooperação intraregional na América Latina, Caribe e Europa.